Notícias

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Ômega-3 pode prevenir, ou retardar substancialmente, a psicose

De acordo com um estudo, a suplementação de grupos de alto risco retardou o aparecimento do quadro clínico em sete anos.
Pessoas com psicose frequentemente apresentam um nível baixo de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 na membrana celular. A suplementação com ômega-3 pode ajudar a evitar ou pelo menos retardar substancialmente o desenvolvimento de psicoses em pacientes de alto risco. Isso é indicado por um estudo internacional que foi apresentado na “International Early Psychosis Conference” em Tóquio (Japão).

Os pesquisadores da Universidade de Melbourne (Austrália) e da Universidade Médica de Viena (Áustria) realizaram um segundo acompanhamento para um estudo conduzido anos atrás que envolveu 81 pessoas em alto risco de desenvolvimento de psicose. No primeiro estudo, os sujeitos receberam um suplemento de ômega-3 por doze semanas. Agora, em média 6,7 anos após a intervenção, os pesquisadores avaliaram o efeito no longo prazo desta medida.

O estudo mostrou que quatro dos 41 participantes (10 por cento) no grupo de ômega-3 desenvolveram psicose, embora esse percentual tenha atingido 40 (16 dos 40 pacientes) no grupo controle que não recebeu ômega-3. Além disso, o quadro clínico progrediu muito mais rápido no grupo controle.

“Uma breve intervenção com suplementos de ômega-3 evitou a psicose por quase sete anos”, resumiu o autor do estudo, Paul Amminger, da Universidade de Melbourne. Mas antes de fazer recomendações para a ingestão, os pesquisadores querem esperar os resultados de dois estudos similares que estarão disponíveis no próximo ano.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *