Quanto uma criança deve dormir? Seu filho dorme bem?

Primeiro consenso sobre sono infantil da Academia Americana de Medicina do Sono

Primeiro consenso sobre sono infantil da Academia Americana de Medicina do Sono

O sono é essencial para uma vida saudável e é importante promover hábitos de sono saudáveis na infância. É especialmente importante garantir que, conforme as crianças atinjam a adolescência, elas continuem sendo capazes de obter a quantidade de sono suficiente, segundo Shalini Paruthi, moderadora do consenso que desenvolveu as novas recomendações.

Para promover a saúde, aconselha-se a seguir regularmente a quantidade de sono abaixo (a cada 24 horas), de acordo com a faixa etária:
•Lactentes de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono (incluindo cochilos);
•Crianças de 1 a 2 anos de idade: 11 a 14 horas (incluindo cochilos);
•Crianças de 3 a 5 anos de idade: 10 a 13 horas (incluindo cochilos);
•Crianças de 6 a 12 anos de idade: 9 a 12 horas;
•Adolescentes de 13 a 18 anos de idade: 8 a 10 horas.

Esta é a primeira vez que a Academia Americana de Medicina do Sono passa por um método científico formal e rigoroso para se chegar conclusões a respeito da duração ideal do sono em crianças e adolescentes. Este consenso é endossado pela American Academy of Pediatrics, Sleep Research Society e pela American Association of Sleep Technologists.

O painel concluiu que dormir o número recomendado de horas regularmente está associado a melhores resultados globais de saúde, incluindo melhor atenção, comportamento, aprendizagem, memória, equilíbrio emocional, melhor qualidade de vida, saúde física e saúde mental.

Por outro lado, dormir menos horas do que o recomendado é associado a problemas de atenção, comportamento e aprendizagem. O sono insuficiente também aumenta o risco de acidentes, lesões, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e depressão. O sono insuficiente em adolescentes está associado ao aumento do risco de automutilação, pensamentos suicidas e tentativas de suicídio. Dormir regularmente mais do que as horas recomendadas pode estar associado a resultados adversos para a saúde, como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

Os especialistas ainda recomendam que o sono deve ser uma prioridade para toda a família e que os pais têm que ser um modelo para os seus filhos. A maioria dos adultos precisa de pelo menos sete horas de sono, todas as noites, para obter os benefícios de um sono saudável.

Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine,